radio nova kanaan

quinta-feira, 4 de março de 2010

"O QUE DEUS ABOMINA" PREGAÇAO TONY KANAAN


 O que Deus abomina

Pv. 6:16-19 "seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma ABOMINA: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contenda entre os irmãos."
Este versículo nos mostra que existem sete coisas que a Deus aborrece, vejamos especificamente cada parte:
1. Olhos altivos

O homem que é movido pelas emoções e seduzido por vozes estranhas, que não são a voz de Deus, é levado por ventos de doutrinas diversas e se perde em sua caminhada e até ministério. Quando perdemos a direção, tiramos os olhos do Senhor e o fixamos em nós mesmos, entrando por uma rota de ruína. Ter olhos altivos significa achar que podemos fazer tudo; que somos auto-suficientes e esquecemos que existe um Deus, porém, Ele não deseja que façamos além do que é pedido. Isso é perigoso, pois nos leva a caminhar na força do nosso próprio esforço, envolvidos em nossos pensamentos, com isso deixando de ouvir a voz de Deus. O livro de Provérbios, nos ensina que o homem que anda em seus próprios caminhos e não segue a Deus, acaba por caminhos de morte (Pv. 14:12) e quando esquecemos de nosso criador revelamos o nosso egoísmo e egocentrismo, cuidando de satisfazer nossos caprichos, esquecendo do Pai das bênçãos, aquele que nos abençoa e nos faz prosperar. O homem que é seduzido pela luxuria entra numa rota de destruição, física e Espiritual, pois seu discurso é direcionado para o seu próprio “Eu”, portanto, “A soberba precede a ruína, e a altivez de espírito, a queda” Pv. 16:18. Guarde o seu coração do mal e os seus lábios de falar engano, Deus quer que você confie nEle e deixe-o ser o condutor da tua vida, o Senhor das tuas ações e o Auxiliador perfeito, você só precisa ter fé.
2. Língua mentirosa

Quando proferimos mentiras, com língua mentirosa, assinamos uma sentença contra nós, no texto acima, a bíblia diz que Deus abomina a mentira, em Pv. 21:28 diz: “A falsa testemunha não ficará impune, e o que profere mentiras não escapa” Pv. 19:5; Ef. 7:25; ITm. 4:1,2. A punição de Deus é severa aos que entram por este caminho de iniquidade, pois a mentira leva o homem a ruína, e uma mentira sempre vem a tona Pv. 12:19. A bíblia nos fala em Mt. 10:10 que.. “o ladrão vem somente para roubar, matar e destruir, O diabo quer roubar sua unção e destruir sua vida, pois toda mentira e desmascarada. Se o diabo é o “pai” da mentira (Jo. 8:44), porque não lembramos disso quando mentimos, enganamos pessoas para nos favorecer, quem mente é filho do diabo e se associa a ele. Só usamos a verdade para nos favorecer e beneficiar, porém a bíblia diz que o nosso proceder deve ser sim,sim, não, não, o que passa disso é do diabo... (Mt. 5:37) Deus é verdade e requer de nós autenticidade no que falamos. A nossa boca reflete a quem servimos, se a Deus ou ao Diabo. Col. 3:9 “Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos”,mentir traz conseqüências catastróficas para vida de uma pessoa, tanto quem conta a mentira quanto quem é o alvo dela, se eu sou nova criatura em Cristo, preciso arrancar tudo aquilo que pertencia ao meu modo de viver no mundo. Mentir por medo não justifica o pecado, a verdade sempre traz livramento. A verdade é a base do trono de Deus, Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” Jo. 14:6, Ele quer de nós a verdade, sejamos fiéis. Não deixe o diabo te dominar.
3. Derramar sangue inocente
O texto também fala sobre derramar sangue inocente. Um exemplo claro disto é o comportamento de Caim com Abel. Quando a inveja tomou conta do coração de Caim, ele ficou tão cego que cometeu o assassinato de seu irmão. A inveja neste caso, é uma arma que aponta para o mal. Não só a morte física, mas espiritual. Se observarmos o comportamento da igreja hoje, veremos em muitos crentes, líderes e autoridades espirituais, este sentimento de inveja e isto tem bloqueado o crescimento de muitos. O que anula este sentimento é a humildade, como declara a palavra: “considere os outros superiores a si mesmo” Fl. 2:3, nunca ache que você sabe tudo, nunca ache que você pode tudo, nunca ache que você tem tudo.

Devemos estar sempre prontos a aprender, sempre prontos a nos submeter, sempre prontos a receber, isso é humildade. Deus recebeu a oferta de Abel porque ele o fez de todo coração,escolhendo o melhor de seus rebanhos, porém Caim ofereceu com descuido o mais comum dos frutos da terra. A oferta em si não interessa a Deus, mas a sinceridade dos sentimentos. O coração de Caim era inclinado para fazer o mal, nos versículos 5 e 6 de Genesis 4, Caim irou-se e ficou carrancudo, e Deus chamou a sua atenção, e alertou para que ele dominasse o desejo de pecar. A competição entre eles gerou o desejo de vingança e isso levou Caim a matar Abel. Quantos Cains existem em nossas igrejas que movidos por inveja, destroem emocionalmente a vida de uma pessoa, o chamado e até as fazem apostatar da fé por suas atitudes mesquinhas e egoístas? Pela Ira, Caim matou Abel , ele derramou sangue inocente, e você, está a ponto de matar alguém por causa da sua ira? Precisamos sondar os nossos corações, e pedir que Deus nos coloque de volta em Seus caminhos nos desviando do mal. “Irai-vos, e não pequeis; consultai no travesseiro o vosso coração, e sossegai.” Sl. 4:4

A Lei do assassinato - Mt. 5:21,22 “Ouvistes que foi dito aos antigos; Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento. Eu, porém, vos digo que todo aquele que[sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: tolo, estará sujeito ao inferno de fogo”.

4. Coração que trama projetos iníquos

O coração é enganoso e leva o homem a tomar decisões erradas. O pecado para ser concretizado começa na mente, onde é maquinado o mal. Feita a estratégia o homem a executa. Deus não abençoa nem faz prosperar quem engana, nem quem quer tirar vantagem da situação alheia. “há fraude no coração dos que maquinam o mal, mas alegria tem os que aconselham a paz” Pv 12:20. Cada pessoa tem aquilo que merece, segundo aquilo que ela planta, em Pv 12:14 nos adverte que as palavras produzem o fruto, tal como as ações. “Do fruto da boca comerá o bem, mas o desejo dos pérfidos é a violência” Pv. 13:3.
Os projetos feitos a base de engano e extorsão nunca durarão muito, pois está construído com bases da maldade. “Se, pois, não vos tornastes fiéis na aplicação das riquezas de origem injusta, quem vos confiará a verdadeira riqueza?” Lc. 16:11.
A nossa iniqüidade nos separa de Deus, Ele esconde o Seu rosto de nós e não nos ouve, Is. 59:2, você sabe porque Deus não responde algumas orações? Porque há iniqüidade, maldade, mentira, são orações tortuosas, que levam a caminhos tortuosos. Existem homens que levam seus amigos por caminhos de perversão, pois se alegram com a sua derrota, Pv. 16:29. “Quem fecha os olhos imagina o mal, e quando morde os lábios o executa” Pv. 16:30.
Que os seus projetos sejam abençoadores e que os seus pensamentos sejam sempre agradar a Deus.

5. Pés que se apressam a correr para o mal
Muitas pessoas, tem a tendência para fazer o mal e correm para executar sua maldade ou pecar. Aparentemente são pessoas “santas”, mas na realidade são superficiais, quando o pecado bate a porta e encontra oportunidade em seus corações, rapidamente se desviam para o mal. É o líder de louvor que levava o povo à adoração e foi descoberto em fornicação, é aquela ovelha santa que tinha um grupo de oração na sua casa e deixou o marido pra viver com outra mulher, é o pastor ungido que trazia uma palavra abençoada e caiu em adultério, todos com históricos familiares e legalidades abertas em suas vidas. Pés que correm apressadamente, no impulso, na empolgação, no entusiasmo de algo novo, diferente, e proibido. A palavra de Deus declara: “Eu os exorto, portanto, irmãos, tendo em vista as misericórdias de Deus, que se ofereçam em sacrifício vivo e separado para Deus.Isso irá agradá-lo, pois é a “adoração do templo” lógica de vocês. Em outras palavras, não se deixem conformar aos padrões do olam hazeh(do mundo). Em vez disso, continuem se transformando mediante a renovação de sua mente, para que saibam o que Deus deseja, e todos concordarão que seu desejo é bom, satisfatório e fadado ao êxito.” Rm. 12:1,2 (Novo Testamento Judaico - David Stern).
A iniqüidade sempre bate a nossa porta, cabe a nós mandá-la embora. São tantas situações que aparecem em nossa vida que vem provar nossa integridade, principalmente aquelas quem envolvem dinheiro e santidade. Suborno, dinheiro ilícito, nota fria, preços abusivos, extorsão, mentiras, falcatruas, etc, tudo isso nos leva a iniqüidade, pessoas que correm para estas coisas com o intuito de ser favorecido, não importando os meios para que isso aconteça. Pv. 17:22.

Pv. 11:1 também diz: "balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o Seu prazer".
Deus quer de nós fidelidade. Homens e Mulheres justos perante oo homens e conseqüentemente, perante Ele.
Jesus disse em Lc. 16:10-15: "Quem é fiel no pouco também é fiel no muito, e quem é injusto no pouco também é injusto no muito."
Nossa fidelidade é testada nas pequenas coisas, pois assim se refletem nossas atitudes. Quando somos infiéis na administração dos bens de outrem, demonstramos que não somos dignos de receber muito para nós mesmos, existem pessoas que não são corretas em suas empresas, dão nota fria, sonegam impostos, colocam o preço do produto 300 vezes mais caro, vendem caro algo que não tem valor, etc. Deus quer nos abençoar, mas nós anulamos as suas bençãos com nossas atitudes erradas. Se andarmos debaixo dos princípios de Deus, teremos bonança e seremos abastados.
Sejamos prudentes, fujamos de todo mal, tenhamos um coração bondoso e busquemos sempre o bem. “Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado” Pv 19:2.


6. Testemunha falsa

“A testemunha falsa condena o inocente, mas a verdadeira livra almas” (Pv.15:25).

Precisamos procurar sempre a verdade, pois a verdade liberta, todo aquele que engana a seu irmão e retribui mal com mal, vai colher segundo a sua obra (Pv.24:28,29). Para ser justo, precisamos SEMPRE ouvir os dois lados, pois sempre há dois lados, cabe a nós ouvir e julgar com sabedoria e equilíbrio, pois nem sempre as pessoas que amamos estão certas e precisamos ser imparciais nisso EM AMOR. Muitos vivem a mentira como verdade e condenam pessoas com seu discurso mentiroso e fraudulento convencendo, muitos a seu favor. “Deus não é homem para mentir, nem filho do homem para que se arrependa” Nm 23:19 Deus é justo, “Justiça e juízo são a base do Teu trono; misericórdia e verdade vão adiante de Ti” (Salmo 89:14) quem se beneficia falando mentiras de alguém e servindo como testemunha que não viu mas disse que viu Pv 12:17, e omite a verdade, compactua com o pecado do mentiroso e é penalizado por Deus. “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” Jo 8:32.
Precisamos lembrar que o reino de Deus é movido por princípios e que eles são eternos. Quando desviamos o nosso coração da verdade e do amor de Deus cometemos perversidade e o nosso testemunho pode condenar um inocente e fazer dele réu a vida toda. Talvez isso livre a nossa cara e desvie a atenção de nós para outra pessoa, fazendo com que todos acreditem que você é o bonzinho, e a outra pessoa a má, porém Deus conhece o seu coração e sabe que você está mentindo. Cuidado!! Você vai ser julgado por suas ações e vai colher o fruto dessa iniqüidade. Você pode enganar todo mundo, mas Deus não, Ele está olhando pra você agora e sabe tudo o que você está fazendo. Testemunhar falsamente traz conseqüências e terá condenação no dia final, tenha certeza. “A testemunha verdadeira não mente, mas a falsa se desboca em mentiras” Pv 14:5; 25; 24:28, 29. Sejam, portanto, verdadeiros em tudo irmãos e falem sempre o que é correto, pois Deus irá abençoar sua vida mais e mais.

7. O que semeia contenda entre irmão
O que semeia (pessoa) contenda entre os irmãos e traz confusões para o meio da igreja, também é abominação ao Senhor. A bíblia diz : “ó quão bom e agradável é que os irmãos vivam em união” Sl. 133:1. O ódio, a soberba, o poder, e a ira suscitam contendas e brigas e coloca um contra o outro. Muitas pessoas para alcançar projeção em seus ministérios, criam situações para causar desconforto entre o líder e o liderado que querem atingir, pois sufocando a pessoa que é empecilho para a ascensão do desejo carnal e humano, torna-se mais fácil subir e aparecer. Há muitos ministérios na igreja, e muitos dons, o problema é que muitos querem o que não é seu, e não foi nem será dado por Deus. Dom é algo específico e vem de Deus, muitas coisas são aprendidas, mas o dom vem de Deus. Muitos fazem confusão por desejar o que é dos outros, mas não prosperam, pois, não são abençoados por Deus. Tudo o que é mal dura pouco, cai em ruína.Veja alguns versículos: Pv. 110:12; 13:10; 15:18; 29:22;16:28;18:6; Rm.13:13.

"O cobiçoso levanta contendas, mas o que confia no Senhor prosperará" Pv.. 28:25.
“O ciúme e ganância pelas coisas alheias gera atritos e contendas,quando fugimos do maledicente,acaba com a fofoca” Pv. 26:20.

Como servos de Deus precisamos andar íntegros perante Deus. A humildade e a verdade devem estar sempre em nós. Quando fazemos o caminho contrário às promessas de Deus, praticamos abominação.
Os nossos caminhos devem ser guiados à luz da palavra e os nossos pensamentos renovados pela palavra e guiados pelo Espírito, Rm. 12:1,2. Quando nos afastamos da presença do Senhor, nos tornamos alvos de contra-ataques infernais. Satanás acha lugar em nossas atitudes e pensamentos, e usa nossas fraquezas pra nos destruir, infelizmente, muitas cristãos tem sido alvos fáceis para satanás e tem se achado abominação ao Senhor. A bíblia é muito clara quando afirma o que Deus abomina, está explicito ao cristão como se comportar diante de Deus, pois Ele é Soberano e Todo-Poderoso. Deus conhece o nosso coração e nossas atitudes e julga a todos com equidade e justiça.

Nossa vida com Deus é um reflexo da nossa vida diária. Nossas atitudes demonstram como vão os nossos pensamentos, o nosso corpo reflete o nosso interior, e a nossa boca fala do que está cheio o nosso coração.
Boa coisa é agradar ao Senhor e achar prazer n'Ele, Pv. 11:20 diz: "abomináveis são os perversos de coração, mas os que andam em integridade são o seu prazer" , a integridade deve ser vivida e praticada todos os dias, em nosso falar ,agir e pensar, pois Deus conhece o coração do homem. Deus merece honra, e glória e louvor em tudo o que fazemos. Quando honramos a Deus com as nossas atitudes, Ele nos abençoa sobremaneira. Seja um servo fiel, seja desejável para Deus.

DEUS ABENÇOE A TODOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário